sexta-feira, 27 de junho de 2008

Origami para iniciantes nas dobras.


Hoje decidi fazer um post aqui sobre as experiências de quem se inicia no mundo das dobras.
Decidi isso pensando nas minhas experiências e em como elas poderiam ajudar outras pessoas que também decidiram se aventurar com os papéis. Principalmente com kusudamas e origami modular.

Vamos lá!

Aprendi com meu irmão a primeira regra: sempre lavar as mãos antes de fazer origami. ( eh... eu sempre esquecia isso... rsrs)

Papel

Algumas pessoas me perguntam sobre os papéis: "que papel você usa?", " qual o melhor?", "onde compra?".
Na verdade eu não tenho a mínima idéia de quantos papéis servem pra origami, sei que já usei papel pra dobradura, papel vegetal, laminado, vergé, reciclado, colorplus, colorset,couché, japonês, coreano... A maioria vende em papelaria normal. Isso também depende muito do gosto da pessoa, de que origami você vai fazer, sua preferência por cores... o que importa mesmo é se dá pra dobrar. Ou se pelo menos dá pra você dobrar, porque tem gente que consegue dobrar com papel 120, 180... coisa que eu nunca consegui.

Tamanho e corte.


Outra coisa: tamanho de papel. No começo é complicado saber de que tamanho vai ficar um kusudama sem nunca tê-lo feito ou visto um feito por alguém. E se você não tem a sorte de encontrar papéis já cortados ( uma das maiores maravilhas do mundo...) você terá de cortá-los.
Essa parte é considerada muito chata por muitos, e parte do ritual para outros, mas o principal no corte de papéis é sempre se esforçar para medir direitinho. Aconselho usar réguas de metal, estilete ( se você não sabe, os estiletes podem ser quebrados, eles têm marquinhas na lâmina justamente pra isso =D ) e bases de corte para não danificar sua mesa, ou seja lá onde for que você decida cortar seus papéis. Ah, mas se você tem o prazer ter possuir uma guilhotina, parabéns pra você, vários minutos serão economizados e aproveitados para colocar a mão na massa.

Montagem
Sempre é complicado. rsrs Pelo menos pra mim. Pelo diagrama quase sempre é dificil entender, mas quando você aprende monta rapidinho. Tem que ir tentando, tentando até conseguir. Origami requer paciência, então se esforce para não amassar o papel e mesmo que dê vontade de jogar tudo fora e desistir para sempre, paciência, guarda lá e depois tenta novamente. ;D
Há sempre um dilema entre usar ou não cola. Fica a critério de cada um. Mas minhas experiências me fazem alertar: sempre use pouca cola e se puder use cola que não enruga (outra maravilha do mundo hipermoderno!)

Diagramas
A gente costuma usar os diagramas para fazer os origamis. eles estão por toda parte na internet. é só "jogar no google" que você provavelmente vai encontrar o diagrama que você quer. no começo pode ser um pouco dificil compreender os desenhos, mas como ja disse é só ter paciência e ir testando até conseguir. Outra maneira também de aprender é com os vídeos. Existem muitos vídeos ensinando a fazer de tsuru a rosa kawasaki.
Na coluna à direita estão alguns links de sites com diagramas, idéias, vídeos. é só clicar e se aventurar.


No mais, o negócio é experimentar. Essa é a maior graça. Por mais que você se espelhe em algo já feito,no modelo do livro, ou no que você em algum lugar, sempre sai uma coisa nova, com o pouco de você.
E caso apareça alguma dúvida, é só perguntar, procurar... costumo dizer que no mundo do origami as pessoas costumam ser muito agradáveis e prontas para ajudar.
Deixe um comentário, mande um e-mail que tentaremos ajudar no possível.
=D

Só posso desejar ótimas dobras e muitas horas de origami!


Um comentário:

Daniela Leão disse...

Bem a minha cara esse post. E foi com vc que comecei... E toda vez vc é minha salvação.
Minha primeira encomenda n deu muito certo... Mas, depois te conto.

=)